domingo, 28 de novembro de 2010

2° Fashion Mob 2010

Para mim uma das melhores.

Hoje, numa tarde ensolarada e quente no centro de São Paulo, aconteceu a segunda edição do Fashion Mob, evento que antecede a Casa de Criadores e dá oportunidade a novos estilistas e artistas de outras áreas como fotografia de mostrarem seus trabalhos e concorrerem a uma vaga para a edição de Verão 2012 da Casa de Criadores que acontecerá em maio do próximo ano. A passeata mais fashion do Brasil, como já é conhecido o Fashion Mob, conta com convidados e jurados ilustres, pessoas importantes na moda brasileira, como Costanza Pascolato, Lilian Pacce, Chiara Gadaleta e estilistas como Dudu Bertholini, Walério Araújo, João Pimenta, entre outros. Acho muito importante a iniciativa dos organizadores da Casa de Criadores, como André Hidalgo, em dar essa oportunidade a talentos muitas vezes desconhecidos e que possam ter um papel importante para a moda no Brasil. Estive no evento hoje à tarde e tirei algumas fotos de pequenas coleções que desfilaram e pousaram para fotos antes que a passeata, que seguiu até o Parque da Luz, começasse. Achei algumas das coleções muito interessantes. Claro, o evento é bem de vanguarda, então algumas coisas parecem muito estranhas à primeira vista, mas como a moda é democrática, os trabalhos apresentados podem agradar ou não. O importante é poder mostrar sua criatividade e poder contribuir com o evento que, com certeza, vai crescer muito mais. Aqui abaixo mais algumas fotos. ;)
Lindas as modelos!!!!
Amei esta coleção!!!! Bem "Givenchy inspired".
Kauê Bueno e sua criação.
sapato "statement"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Camp X Neo Minimalismo. Quem ganha esta guerra?

Prada Verão 2011


Louis Vuitton Verão 2011

Girafas e zebras nas sandálias LV.


O minimalismo, estética principal dos anos 90, caracterizada por uma cartela de cores mínima, sem excessos e com modelagem sofisticada voltou com toda força e dura já algumas estações. O grande representante do estilo "minimal" na década de 90 foi Narciso Rodriguez que teve seu apogeu vestindo Carolyn Bisset no dia do seu casamento com John Kennedy Jr. Batizado de neo minimalismo, a estética voltou renovada, ainda com cortes geométricos e sofisticados, mas com uma proposta mais sensual. O retorno teve como principais representates as marcas Celine e Chloé que desde o Verão 2010 fazem uso da tendência em suas coleções. Narciso Rodriguez no seu Verão 2011 apresentou com maestria o estilo que o consagrou na década anterior.
A cada estação é comum ver nas passarelas tendências que surgem para confrontar as anteriores. O Neo Minimalismo está firme e forte, mas no Verão 2011 europeu algumas marcas como Louis Vuitton, Prada e Miu Miu nadaram contra a correnteza e colocaram no “catwalk” uma estética totalmente contrária e já conhecida em outras áreas como cinema e literatura há tempos. O Camp surge no Verão 2011 como uma retaliação às linhas limpas e retas do Neo Minimalismo. O termo Camp é conhecido desde o início do século XX para caracterizar comportamentos exagerados e teatrais. Na década de 70 o termo era definido como “ostentação extrema para provocar um atrativo sofisticado”. Camp vem do francês “se camper” que significa mostrar-se de forma exagerada. Costanza Pascolato no seu artigo “Camp Chic” publicado na VOGUE Brasil de novembro de 2010 define a estética como “o amor pelo exagero”, conceito que é completamente oposto ao que prega o Neo Minimalismo. Costanza afirma ainda que o Camp se aproxima do Kitsch, sendo este último referente ao objeto artístico em si e o primeiro relacionado ao comportamento. Por isso o termo também tem relação como o mundo homossexual, tendo as Drag Queens como exemplo de um comportamento Camp. Louis Vuitton por Marc Jacobs com suas zebras, pandas, girafas e tigres em looks brilhosos, coloridos e com pegada oriental e sententista; Prada com suas estampas listradas e barrocas, com suas bananas e macacos e a Miu Mil com seu jogo de cores extravagantes e tons prateados e dourados quiseram dar um basta ao minimalismo vigente. Quem ganha esta guerra? Com certeza nenhum nem outro. Cada um escolhe o que acha que lhe cai bem e o que gosta. Ganha o consumidor com mais opções.


Fontes: VOGUE Brazil novembro/2010; www.pt.wikilingue.com.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Rousseff e seu estilo


Olhem a diferença!!! Qual o melhor look?





Hummm uma Kelly Bag clássica!!! Luxo heim!!!

Pela primeira vez na história do Brasil nosso país será comandado por uma mulher. Dilma Roussef ocupará o lugar de Lula a partir de janeiro de 2011. Durante toda a campanha eu prestei atenção no estilo da nossa presidente e notei que ele usou sempre roupas mais sérias, looks que a deixaram com ar forte, decidida, de pulso e pronta para comandar as terras brasileiras. Porém, com sinceridade, achei toda a produção dos looks muito masculinizada. Não é à toa que surgiram boatos e piadas a respeito de sua opção sexual. Bom, eu tenho quase certeza que seu estilo durante a campanha foi resultado de uma equipe de marketing e de um personal stylist. Fazendo uma pesquisa de imagens vi que Dilma, antes da campanha, usava looks até sofisticados e mais femininos. Vi foto da nossa presidente usando lenços, echarpes, colares e por aí vai. Até o corte do cabelo era mais bonito. Sua imagem de campanha foi, sem dúvida, construída. Agora restou uma curiosidade? Como será seu outfit no dia da posse? Será que ela vai usar um terno vermelho? Ahhhh non!! Per favore!!! Será que ela continuará com os looks do tipo "sou mulher de pulso."? Vejam algumas fotos de Dilma antes da campanha e me digam se concordam comigo. Suas produções não eram melhores? Até uma Kelly Bag da Hermès rolava!!! Acho que ela vai ter que esconder esse acessório ícone...
O que importa é que Dilma faça o melhor para o Brasil como prometeu em campanha. Se o nosso país melhorar como ela disse que vai, não importa o que ela usa ou deixa de usar. Claro que um saltinho aqui, um lencinho ali, um toque fashion acolá não faz mal, não é? E será um prazer ver nossa presidente fechando nas produções.