quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Christian Lacroix - Trajes de Cena

Em comemoração ao ano da França no Brasil, está na FAAP até 01 de novembro de 2009 a exposição Christian Lacroix - Trajes de Cena. Nela você pode conferir a criação e grande colaboração do designer francês para o teatro, ópera e balé. São figurinos de peças como Sherazade, Fedra, Otelo, Cinderela e Romeu e Julieta, além de outras. Croquis e maquetes também estão expostas. São desenhos maravilhosos e alguns deles em detalhes, com samples de tecidos usados nos figurinos. A exposição é belíssima e mostra toda a inspiração e estilo próprio do artista. Christian Lacroix desde pequeno se apaixonou pelo teatro e pela ópera e costumava desenhar ao seu modo o figurino que via nos espetáculos. É tudo muito rico e os figurinos que mais me impressionaram foram o vestido de noiva da peça Sherazade, que lembra uma burca estilizada confeccionada com vários metros de tecido azul do céu e ricos bordados e um dos trajes do Romeu todo feito com partes de uma calça jeans.
Na Vogue americana de outubro de 2009 Anna Wintour declara, na carta do editor, a importância de Lacroix por tranformar, há 20 anos, a haute couture em algo relevante e excitante para as clientes mais modernas. Segundo ela negociações estão sendo feitas em torno do futuro da maison Lacroix e "espera que uma solução seja tomada para permitir que Lacroix continue; seus olhos, sua mão e seu espírito farão muito falta." Palavras da fashion guru mais famosa do mundo.
Em tempo, Lacroix não foi o primeiro a flertar com o teatro. Chanel, no início da década de 20, também foi responsável pelo figurino de Antigone, uma adaptação livre de Cocteau para os palcos. Recentemente, o sucessor de Chanel desde a década de 80, Karl Lagerfeld há pouco tempo também criou um figurino para o balé A Morte do Cisne para a primeira bailarina do Balé Nacional Inglês Elena Glurdjidze. No site oficial da Chanel se pode conferir a bailarina num apresentação exclusiva para o criador.
Bom, Christian Lacroix - Trajes de Cena estará até o dia 01 de novembro na FAAP, no bairro de Higienópolis na capital paulista. A entrada é gratuita e acontece de terças às sextas , da 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Aqui está o site oficial da Chanel www.chanel.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário