domingo, 25 de julho de 2010

Oskar Metsavaht e Pedro Lourenço na VOGUE Itália de junho/2010




Dois estilistas brasileiros de gerações e estilos diferentes ganharam artigo na edição de junho da VOGUE Itália. Com o título "Elangância consciente" Patrícia Gatti, colaboradora da revista, conta um pouco da trajetória de Oskar, diretor criativo de sua marca Osklen, que começou criando roupas com pegada esportiva de estilo carioca, hoje tem uma marca "ecofriendly" e criou um Instituto que "se ocupa com a pesquisa de tecidos naturais, orgânicos, obtidos através da reciclagem e trabalhados à mão por uma comunidade indígena". Para a edição italiana Oskar disse que o "que lhe interessa é transferir um conceito de estética unida ao conforto e a uma ideia original". Sobre sua coleções o diretor criativo e também médico, diz que não lhe interessa o lado comercial, mas sim transmitir emoção e experiência. De fato a Osklen é uma das marcas brasileiras que mais apresenta coleções com marteriais orgânicos e inusitados. Na sua última coleção de inverno, desfilada em janeiro deste ano, um dos materiais utilizados foi o feltro prensado. Já Pedro Lourenço, filho dos estilistas Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, ganhou referência no artigo "Esculpindo Vestidos" de Tiziana Cardini como "talento precoce e promissor com paixão pela tridimensionalidade e materiais novos". Pedro Lourenço, que começou muito cedo inspirado pelos pais designers (já foi designer de uma segunda marca de Glória Coelho, a Carlota Joakina, e também já apresentou coleções próprias no SPFW), apresentou sua primeira coleção no berço da moda em março passado. A coleção foi de inverno 2010 e teve inspiração em caçadoras contemporâneas e na arquitetura de Oscar Niemeyer, mas precisamente no Edifício Copan localizado no centro de São Paulo. Com uma bom RP Pedro conseguiu pessoas importantes para a primeira fila do sua estreia, mas foi seu talento e proposta para o inverno que chamou a atenção da imprensa e de compradores. Para a revista Pedro diz que se considera "um autodidata, mas respira moda desde pequeno". Para ele a moda é uma linguagem natural e o que lhe fascina são a ciência e a tecnologia, elementos que segundo ele são o caminho pelo qual a moda se tornará relevante no futuro. Que a Moda brasileira já tem identidade própria e representa muito bem o país lá fora, já não é mais novidade. Torcemos para que mais e mais talentos apareçam e consigam expressar sua arte aqui e fora também.

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